sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A saga da lavagem das roupinhas...



Olá malta,

Pelas 32 semanas terminei a saga da lavagem de toda a roupa.
Inicialmente parece-nos pouca coisa, mas quando juntas tudo para passar a ferro...MEU DEUS...
Parti nesta aventura apenas com instrução teórica porque li artigos em blog, mas quando passei a pratica a "coisa" foi mais trabalhosa.

Aqui vão algumas dicas:

1º Ponto: Quando lavar?

Não deixem para muito tarde, pois vão estar mais cansadas e a vossa disposição é menor.
Mas também não muito cedo porque há sempre ofertas de roupinhas no ultimo trimestre.

2º ponto: Como separar?

Comecem por separar por categorias e cores.
Comecei as lavagens com roupa interior e fraldas de pano (na maioria é tudo branco).
Depois fui para os babygrows e pijamas.
E por fim, a roupa mais delicada como as roupas de malhas e lãs.

Tirei todas as etiquetas, principalmente dos interiores e cheguei a um ponto já não sabia bem os tamanhos, mas não se preocupem, porque afinal o tamanho varia de marca para marca. Fui comparando e dividi os tamanhos nas gavetas.

Como não fiz um enxoval muito longo, os tamanhos não variaram muito entre os 0-3 meses, o que se tornou mais fácil.

3º ponto: Qual o detergente?

Muito pesquisei sobre este assunto, pois há muitas opiniões sobre os produtos a utilizar. No fundo, a tua opinião é que conta. Uns falam em sabão neutro, outros referem os produtos habituais da vossa casa.
Eu lavei com que achei mais adequado. Caso faça alguma reacção alérgica depois vemos, afinal, o bebé esta em contacto com a nossa roupa que tem  produtos "para adultos".

O importante é serem lavados separadamente.

Há no mercado diversos detergentes "para bebé", hipoalergenico, e eu quero crer que são verdadeiros.
Após várias leituras, optei pelo detergente "Skip Baby" e o amaciador "Comfort Pure". São um poucos mais caros que os habituais, mas na verdade a quantidade que usamos é bem menos, logo rendem bem.
O seu cheiro é bastante leve e agradável.
Volto  a referir que o que para mim pode ser bom, para vocês ou para o vosso bebé pode não ser.






4º ponto: Programa da máquina?

Já tenho máquina de lavar a roupa desde que me conheço, mas a verdade é que quando comecei esta fase, virava todas as peças do avesso para estudar as etiquetas.
Até porque muitas cortei! (Não queremos que nada se estraga pois é tudo tão fofinho.)

Agora a lavagem é bem leve, pois não há nódoas.

Para algodões e malhas lavei a 30º num programa próprio para essas categorias (hoje em dia a maioria das maquinas tem programas específicos).

Para as lãs lavei num programa próprio, com baixa temperatura e centrifugação.

5º ponto: Para secar?

 Para quem não tem maquina de secar, como eu, aproveitei um dia de solinho para a secagem, pois se for um dia húmido a roupa pode ganhar cheiro.

Eu sei que mais tarde, ou mais cedo a maquina de secar vai ser "a minha melhor amiga", mas até la faço o tradicional.
  
 Portanto:
  • secar dentro de casa ou numa maquina de secar;
  • passar sempre a ferro;
  • o programam do ferro deve ser no mínimo;
  • passar do avesso para não estragar a cor;
  • não utilizar produto que facilite a passagem;
  • arrumar após a sua passagem para não apanhar pó. 
Parece difícil??? é só ganhar o hábito.

Difícil vão ser as nódoas e, provavelmente,  daqui a uns meses farei um artigo sobre isso.

Espero ter ajudado!

Beijinhos 

Uxa

Sem comentários:

Enviar um comentário