sábado, 7 de outubro de 2017

Estamos na recta final da gravidez ...

Olá pessoal,

Este post foi dos mais pessoais que escrevi, mas decidi partilhar com vocês a minha experiência.
Nem tudo foi bom, até porque desde muito cedo fiquei condicionada, mas certamente que todo o esforço vai ser recompensado quando olhar par o meu baby.

Desde o início da gravidez ainda não vos tinha falado da minha gestação aqui no blog.

Pois é, já estamos na recta final e olhando para trás gostava de poder ter feito muito mais, mas por motivos de saúde não pude. 
Mas, como só pensamos no bem-estar do bebé, respeitamos todos as decisões da obstetra.

O 1º trimestre foi uma montanha russa de emoções e medos. Ter um filho foi uma decisão pensada e calculada, nunca pensei engravidar num instante, mas já tinha iniciado o ácido fólico e o iodo 3 meses antes de começar a tentar.
A obstetra falava numa espera de 6-9 meses, mas num mês et voilá.  
Não somos todas iguais, eu tive sorte.

Quando fiz o teste e deu positivo, a minha vontade era contar para todo mundo pois é uma felicidade imensa. Mas tentamos aguardar até aos 3 meses pois a possibilidade de aborto é maior.

Fui presenteada com as náuseas e cheguei mesmo a vomitar. Não desejo essa sensação a ninguém.
O cansaço e a fadiga vieram alterar o meu ritmo diário. Sempre fui uma pessoa muito activa, mas lembro-me de querer ser "eu mesma" e não conseguir com o cansaço. Para piorar tomava o "Nausefe" e o sono aparecia mais cedo.

Ou vomitava ou dormia.
Tinha sempre um pacote de bolachas de "água e sal" na mesinha de cabeceira, pois quanto mais em jejum, mais o enjoo vinha.

Relativamente a Toxoplasmose, não sou imune, por isso,  até agora tenho tentado ter a alimentação mais correcta. Tudo bastante cozido ou grelhado e a fruta, indispensável na minha vida, comi toda mas sempre muito bem desinfectada.

A verdade é que ficamos mais sensíveis emocionalmente e fisicamente, o peito aumentou e a vontade de ir ao WC cresceu a 200%. xD

Quando íamos as consultas, só queríamos ouvir que estava tudo bem, ouvir o batimento cardíaco é algo inexplicável. A ideia de ter o NOSSO filho ali na tua barriga é um amor tão explosivo.

Comecei o 2º trimestre com a triste notícia que tinha de abrandar, as contracções eram demasiadas para aquilo que a obstetra queria e o colo do útero muito curto (manteve-se até ao final). Fui obrigada, realmente, a abrandar o ritmo, por isso é que vos digo que gostava de ter feito mais, mas não pude. Iniciei o magnésio e o repouso. 
Foram dias cansativos, mas pude pôr as séries em dia, li bastantes livros, li IMENSOS artigos sobre a gravidez e amamentação.
Para meu agrado, os vómitos e as náuseas passaram e a vontade de comer aumentou. Obviamente que não pude comer pelos 2, mas vontade não me faltava, mas tentei manter equilíbrio.

Só senti o bebé com 20 semanas, pelo menos é o que acho, pois em certos momentos estava em dúvida se não seriam gases. São leves pancadinhas mas que nos significam tanto. Então se comermos um quadradinho de chocolate...Ui.

As alterações físicas começaram a ser mais visíveis, finalmente tinha barriga de grávida. Nunca me descuidei com colocação de creme anti-estrias no peito, barriga e coxas. Aconselho a todas as mães, independente da marca, de colocaram desde o momento que engravidam. Para quem me segue sabe que sou fã do "Velastisa" da ISDIN.

Depois de muitas dúvidas lá nos confirmaram a vinda de um MENINO. O Pai enlouqueceu!

Assim, já começamos a pensar em todo o enxoval e no quarto. 
Para quem tem a "corda" muito curta como eu, fiz várias pesquisas e muitas compras online. Esta foi a alternativa que arranjei para ter tudo pronto para a chegada do bebé sem sair de casa. 

O 3º trimestre é o mais ansioso, estamos mais perto de conhecer o nosso bebé. O tamanho da nossa barriga  lembra-nos que ele esta cada vez mais pesado. As pancadinhas são menores mas mais fortes, pois ele já não tem muito espaço.
Começam a surgir as noites mal dormidas, pois o corpo já não tem posição e a vontade de fazer xixi triplica.

O cansaço físico e mental começaram a ser cada vez mais presentes. As contracções e o colo curto continuaram, logo fizemos tudo para manter o baby lá dentro, mesmo com a "progesterona".
Mas até o repouso já cansa. (Acreditem que fazer uma vida em 4 paredes é difícil, mesmo sendo a nossa casa).

O enxoval está quase terminado e a mala para a maternidade também, apenas faltam esterilizar chupetas (vou fazer o mais perto possível da data).
Não aconselho para o final pois pode tornar-se cansativo com o peso do bebé na barriga.

Confesso que a ansiedade aumenta e evito ler historias de parto monstruosos.

Estar grávida foi um dos projectos mais desafiantes da minha vida, mas a vontade de tê-lo cá fora é tanta que queria o parto já para "ontem".

E sei que a minha vida nunca mais será a mesma...




Beijinhos
Uxa


  

Sem comentários:

Enviar um comentário